
Sobre o Projeto
Título da página
O projeto "Democracia é Coisa de Mulher" tem como intuito resgatar histórias de mulheres que atuaram na resistência da Ditadura Civil-Militar Brasileira, que se iniciou motivada pelo golpe realizado pelas Forças Armadas Brasileira no dia 31 de março de 1964.
O regime se perpetuou por 21 anos, durante esse período milhares de brasileiras que se posicionaram e lutaram contra o regime foram perseguidas, presas, torturadas, exiladas e mortas.
O Brasil é atormentado pelas mazelas do período ditatorial até os dias atuais, por isso, é de extrema importância que a temática se mantenha presente para que os erros do passado não se repitam e a nossa democracia não corra risco novamente.
Os elementos do projeto irão explorar temas cruciais para a memória coletiva, com foco em relatos e análises que não apenas revisitam o passado, mas também conectam o presente com as lutas e conquistas históricas.
Nosso objetivo é mostrar que essas mulheres existiram e em homenagem aos 40 anos do fim da ditadura, o projeto personifica, com imagens e conteúdos textuais, histórias tão profundas de mulheres que fizeram parte da construção da democracia do nosso país.
Em 1968, as atrizes Eva Todor, Tônia Carreiro, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara, Cacilda Becker e Norma Bengell, marcharam contra a censura do governo em plena ditadura militar Foto: Gonçalves / Agência O Globo